SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue67French doctrinaire influence on Brazilian military in the 1960sOntology and gender: critical realism and the method of contrastive explanation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

MEDEIROS, Marcelo de Almeida. Legitimidade, democracia e accountability no Mercosul. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2008, vol.23, n.67, pp. 51-69. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092008000200005.

O Mercosul reflete, ao lado de inúmeros outros processos de organização regional internacional, as conseqüências de um processo de mutação do Estado-nação, que parece não mais conseguir atuar como primo regulador da vida social. A percepção dessa mudança, no entanto, persiste ancorada em padrões interpretativos ainda por demais tributários da lógica estato-cêntrica. A cartografia institucional que daí deriva encerra incoerências e incompatibilidades entre de um lado, a demanda real dos atores sociais e agentes econômicos e, de outro, as instituições políticas de fato concebidas e implementadas. Este artigo propõe-se a investigar como o fenômeno da governança tem se transformado no seio do Mercosul. O autor detém-se nas complexas e imbricadas relações entre os níveis regional, nacional e, sobretudo, subnacional, privilegiando os nexos institucionais que daí derivam.

Keywords : Legitimidade; Democracia; Responsabilidade; Governança; Mercosul.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese