SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número70Da pluralidade dos afetos: trajetórias e orientações amorosas nas conjugalidades contemporâneasDimensão intersubjetiva da auto-realização: em defesa da teoria do reconhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

BRAGA, Maria do Socorro Sousa; VEIGA, Luciana Fernandes  e  MIRIADE, Angel. Recrutamento e perfil dos candidatos e dos eleitos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2006. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2009, vol.24, n.70, pp.123-142. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092009000200008.

Este artigo investiga o papel dos principais partidos políticos brasileiros no processo de seleção dos candidatos, bem como o perfil dos eleitos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2006. Para isso as autoras sustentam que há uma relação entre a estrutura das organizações partidárias e o controle da representação político-partidária no Brasil. Concluem que existem diferenças entre o perfil dos candidatos selecionados pelas respectivas legendas, relacionadas com as diferenças em seus procedimentos de recrutamento. No entanto, tais diversidades são reduzidas após a escolha dos eleitores. As diferenças expressas nos perfis dos selecionados pelos partidos não se mantêm após o processo eleitoral, quando há uma tendência a um padrão mais uniforme entre os eleitos.

Palavras-chave : Partidos políticos; Recrutamento político; Eleição legislativa; Seleção de candidatos; Democracia representativa.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons