SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue73Autonomy in law: armed forces in national constitutionsInequality of opportunities in Brazil: considerations on class, education, and race author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

MIGUEL, Luis Felipe  and  BIROLI, Flávia. A produção da imparcialidade: a construção do discurso universal a partir da perspectiva jornalística. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2010, vol.25, n.73, pp. 59-76. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092010000200004.

Neste trabalho, procuramos indicar abordagens teóricas e hipóteses alternativas para a crítica à noção de imparcialidade no jornalismo. A proposta consiste em uma abordagem crítica a posições teóricas que legitimam o jornalismo como fiador do pluralismo político. A partir das noções de perspectiva e conhecimento situado, trabalhadas por Iris Marion Young e Nancy Fraser, estabelecemos um deslocamento em relação à crítica liberal pluralista que mantém a imparcialidade como um valor-guia. Com base nessa discussão, apresentamos, por fim, três hipóteses de trabalho, estritamente vinculadas entre si, sobre a relação entre o ideal de imparcialidade, a legitimidade do discurso jornalístico e seu impacto no campo político.

Keywords : Jornalismo; Imparcialidade e objetividade; Perspectiva social.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese