SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número73A produção da imparcialidade: a construção do discurso universal a partir da perspectiva jornalísticaO que há de radical na teoria democrática contemporânea: análise do debate entre ativistas e deliberativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

SOUZA, Pedro Ferreira de; RIBEIRO, Carlos Antonio Costa  e  CARVALHAES, Flavio. Desigualdade de oportunidades no Brasil: considerações sobre classe, educação e raça. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2010, vol.25, n.73, pp.77-100. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092010000200005.

Este trabalho analisa os determinantes da mobilidade social de homens e mulheres no Brasil em 1982 e 1996, com base em regressões de realização de status e em modelos logísticos multinomiais condicionais. Em particular, investigamos os efeitos da origem social, da raça e da educação na desigualdade de oportunidades. A principal conclusão é de que a educação é a variável mais importante, mas cujos retornos vêm declinando rapidamente, o que explica quase todo o aumento da fluidez social no período. Raça e origem social são elementos que potencialmente determinam o sucesso educacional dos indivíduos, mas que desempenham diretamente um papel apenas secundário no mercado de trabalho. Não foram detectadas interações relevantes, o que implica que os retornos para educação são semelhantes por cor ou raça. O padrão de mobilidade social das mulheres é basicamente o mesmo dos homens.

Palavras-chave : Mobilidade social; Desigualdade de oportunidades; Desigualdade racial; Análise de classes.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons