SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue74Lawful family and family in the law: legitimacy in the social relation between law and justiceAbortion and embryonic stem cells in the fraternity campaign: science and ethics in the teachings of the catholic church author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

SARTI, Cynthia. Corpo e Doença no trânsito de saberes. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2010, vol.25, n.74, pp. 77-90. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092010000300005.

Este ensaio discute os estudos antropológicos sobre corpo e doença, a partir da forma como se relacionam com os saberes biológicos no campo científico da Saúde. A pesquisa antropológica implica uma atitude ante esses saberes de tal ordem que a forma como ela se situa em relação a eles se converte em problema epistemológico, definindo o estatuto do saber antropológico nesse campo marcado pela hegemonia das ciências biomédicas. Sob esse prisma, diferenciam-se duas vertentes: a antropologia médica, subsumida na lógica do saber biomédico, e a antropologia da saúde, cuja forma de operar a noção de cultura configura outra referência epistemológica, apontando para a efetiva contribuição da antropologia para esse campo, que supõe, em si, o distanciamento das referências de sentido que sustentam a biomedicina.

Keywords : Corpo; Saúde e doença; Antropologia da saúde; Biomedicina.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese