SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue78The pastoral project of Edir Macedo: une église bénévolente pour des individus ambitieux?From exogeneity to gradualism: innovations about institutional change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

MAIA, Rousiley. Representação política de atores cívicos entre a imediaticidade da experiência e discursos de justificação. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2012, vol.27, n.78, pp. 97-112. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092012000100007.

Este artigo tem como objetivo explorar o problema da construção da legitimidade da representação na esfera civil, destacando, com base na teoria do reconhecimento, a importância da experiência para uma identificação bem-sucedida de diferentes formas de injustiça. Discute- -se, em primeiro lugar, que a experiência subjetiva, apesar de constituir uma fonte insubstituível e necessária de inteligibilidade da injustiça, não pode se tornar uma fonte confiável de justificação na esfera pública. Em segundo, analisam-se diversas formas de representação que se sobrepõem na esfera civil e a necessidade de articulá-las com a representação eleitoral e com os canais tradicionais da política. Nesse sentido, o artigo propõe algumas maneiras de institucionalizar a representação derivada da participação da sociedade civil, a fim de gerar efeitos democráticos na organização da vida social.

Keywords : Representação; Sociedade civil; Esfera pública; Associativismo.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese