SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue80Boundaries of gender and sexuality in old ageCriminal activities structuration: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

BIRMAN, Patricia  and  MACHADO, Carly. A violência dos justos: evangélicos, mídia e periferias da metrópole. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2012, vol.27, n.80, pp. 55-69. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092012000300004.

Na igreja Assembleia de Deus dos Últimos Dias ex-bandidos, agora missionários, são personagens centrais na constituição de circuitos simbólicos e territoriais em que criminalidade e religião se entrelaçam. Em espaços periféricos, reconfigurados por esse imaginário evangélico, os mediadores político-religiosos desta igreja buscam uma transformação redentora dos "bandidos" e dos territórios do crime. Por meio de rituais, o pastor Marcos forja uma comunidade imaginada fortemente calcada nas experiências de vida dos moradores de periferias diversas. Neste artigo, discutimos como a constituição físico-moral da pessoa resgatada por esta igreja atua sobre o sofrimento não apenas de ex-bandidos, mas de todos aqueles que se identificam com um cenário mais amplo do crime, da violência.

Keywords : Pentecostalismo; Violência; Mediações político-religiosas; Comunidade moral.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese