SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue80The violence of the just: evangelicals, media and the peripheries of the metropolisSupreme rapporteur: decision making and changes in the supreme court composition during FHC and Lula governments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

BEATO, Cláudio  and  ZILLI, Luís Felipe. A estruturação de atividades criminosas: um estudo de caso. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2012, vol.27, n.80, pp. 71-88. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092012000300005.

Tendo como pano de fundo o problema da atuação de grupos armados ilegais em favelas e bairros pobres das periferias urbanas brasileiras, o presente artigo tem como objetivo esboçar um modelo dinâmico de estruturação de atividades criminosas, na expectativa de fornecer subsídios para uma compreensão mais abrangente e sistêmica de como o fenômeno vem se desenvolvendo no país ao longo das últimas décadas. Trabalhando sob a perspectiva de um modelo evolutivo complexo, propomos a ideia de que, a despeito de suas muitas formas de manifestação, é possível identificar, no fenômeno das gangues e dos grupos armados ilegais que atuam em favelas brasileiras, estágios comuns de estruturação de atividades criminosas. Argumentamos que, em seus estágios iniciais, as dinâmicas criminais de gangues se pautam por uma lógica majoritariamente societária/ comunitária, passando gradativamente a se orientar para fins mais econômicos/racionais na medida em que aderem a atividades criminosas mais complexas.

Keywords : Gangues; Violência; Criminalidade; Grupos armados ilegais.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese