SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue80Supreme rapporteur: decision making and changes in the supreme court composition during FHC and Lula governmentsChange in ethnic boundaries and political participation of immigrant descendants in Sao Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

SILVA, Graziella Moraes  and  LEAO, Luciana T. de Souza. O paradoxo da mistura: identidades, desigualdades e percepção de discriminação entre brasileiros pardos. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2012, vol.27, n.80, pp. 117-133. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092012000300007.

Um elemento central, mas pouco discutido, no debate sobre relações raciais no país é a perspectiva dos brasileiros pardos - a identificação etno-racial que mais cresceu nos últimos censos. historicamente os pardos compartilham uma situação socioeconômica parecida com a dos pretos, mas identificam de maneira sistemática menos discriminação racial do que esse grupo. O foco sobre as percepções dos pardos permite explorar duas questões centrais das relações raciais brasileiras, a identificação racial e a mensuração da discriminação, a partir de uma perspectiva pouco explorada. Para isso, utilizamos dados de survey e analisamos entrevistas semiestruturadas com entrevistados que se identificam como pardos - método que permite priorizar suas percepções, estratégias e definições de fronteiras raciais e simbólicas.

Keywords : Pardos; Identidade racial; Discriminação; Desigualdade racial; Mistura racial.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese