SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue80Change in ethnic boundaries and political participation of immigrant descendants in Sao PauloThe federal senate and the deliberation on international acts in brazilian presidentialism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da  and  SOARES, Pedro Paulo de Miranda Araújo. As paisagens fantásticas numa cidade amazônica sob o olhar dos taxistas. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2012, vol.27, n.80, pp. 153-167. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092012000300009.

Este artigo tem como objetivo analisar as impressões e as interpretações de antigos taxistas a respeito das mudanças ocorridas na cidade de Belém no decorrer do século XX. Nesse contexto, os motoristas autônomos de Belém figuram como portadores de um conhecimento sobre a cidade baseado na prática do deslocamento, revelando uma memória coletiva ligada aos processos de urbanização e transformação do viver na capital paraense. Emerge, então, um imaginário construído a respeito da cidade de Belém no interior de uma categoria profissional específica, bem como representações, aspirações, devaneios e queixas comuns sobre o viver na cidade. Assim, os pontos de vista desses profissionais sobre Belém aparecem expressos em narrativas fantásticas em que os taxistas encontram visagens e assombrações durante sua jornada de trabalho.

Keywords : Antropologia urbana; Memória; Imaginário; Narrativas; Taxistas.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese