SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número83Comparação, história e interpretação: por uma ciência política histórico-interpretativaAnálise de redes sociais, classes sociais e marxismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

BORTOLUCI, José Henrique. Modernidade periférica e descolonização epistêmica: a contribuição do marxismo paulista. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2013, vol.28, n.83, pp.167-184. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092013000300011.

Nas últimas duas décadas, os estudos pós-coloniais tem avançado severas críticas a modelos de explicação sobre o desenvolvimento histórico em sociedades periféricas e pós-coloniais que se baseiam em um modelo de referências eurocêntricas. Em diálogo com essa literatura, este trabalho busca mostrar como o marxismo paulista das décadas de 1960 e 1970 buscou reconstruir aquelas estruturas categoriais e avançar modelos analíticos críticos a partir de um "ponto de vista periférico", uma vez que a crítica à modernidade brasileira é elaborada como momento de uma crítica à modernidade global. Este artigo mostra como aquele trabalho pioneiro de descolonização epistêmica pelas vias de uma leitura bastante local de Marx fornece pistas para uma ciência social e uma crítica cultural pós-coloniais.

Palavras-chave : Estudos pós-coloniais; Marxismo paulista; Descolonização epistêmica; Modernidade periférica; Colonialidade.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons