SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número85 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

COMAROFF, Jean  e  COMAROFF, John. Ficções policiais e a busca pela soberania: distantes aventuras do policiamento do mundo pós-colonial. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2014, vol.29, n.85, pp.5-21. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092014000200001.

O texto apresenta e analisa diferentes casos envolvendo as questões da investigação policial, do império da lei e da nova ordem social na África do Sul após o fim do apartheid. Diante da violência legada pelo regime autoritário e da vinda da Democracia, o governo pós-apartheid parecia incapaz de efetivamente monopolizar os meios de violência. Nesse contexto, surgem diversas casos que entrecruzam a atividade policial com o curandeirismo e o enfrentamento do sobrenatural. A criação, em 1992, da "Unidade de Crimes Relacionados ao Oculto", encarregada da investigação de atos ilegais decorrentes do emprego de "ciências ocultas" e de bruxaria, é um primeiro exemplo. Um segundo exemplo remete à história dos "Escorpiões", unidade policial de elite que, no início dos anos 2000, combateu crimes de corrupção e demonstrou uma eficiência quase sobrenatural em suas atividades de investigação, até ser dissolvida em 2009 por motivos políticos. A terceira narrativa sobre "policiamento sobrenatural" remete a um incidente no início do ano 2000, numa província rural sul-africana, em que uma família pobre foi recorrentemente molestada por uma entidade sobrenatural, sendo que a polícia local envolveu-se efetivamente na elucidação do caso. Todas essas situações - em que a atividade de investigação se mescla com os mistérios da adivinhação e as forças do sobrenatural - desenrolam-se num contexto em que cresce a ansiedade no que diz respeito ao império da lei e à construção da ordem no contexto pós-colonial.

Palavras-chave : Soberania; Apartheid; Violência; Policiamento; Curandeirismo; Sobrenatural.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons