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Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

DULLO, Eduardo. Paulo Freire, o testemunho e a pedagogia católica: a ação histórica contra o fatalismo. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2014, vol.29, n.85, pp.49-61. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092014000200004.

O educador Paulo Freire apresenta duas fontes para o sentimento de fatalismo presente em nossa sociedade: a visão distorcida de Deus e o contexto histórico-social brasileiro. Com base nisso, ele realiza sua crítica social como denúncia do mundo injusto que impede a plena realização da pessoa humana e como anúncio e fomento de uma nova ordem social, desenvolvida e democrática. Para tanto, faz-se necessário promover no sujeito o senso histórico e a capacidade de ação no mundo. Em minha análise, discuto a fundamentação católica da sua proposta pedagógica da conscientização e de sua estratégia narrativa do testemunho como produtoras de mudança social e como exemplos da nova relação católica com o mundano.

Palavras-chave : Paulo Freire; Catolicismo; Pensamento Social; Testemunho; Secularização.

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