SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número86Novos rumos do sindicalismo no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

FELIU, Pedro  e  ONUKI, Janina. Unidade partidária e política externa na América Latina. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2014, vol.29, n.86, pp.125-142. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69092014000300009.

O artigo compara a unidade partidária de 25 partidos políticos latino-americanos em temas de política externa e doméstica. O objetivo principal é testar a hipótese da especificidade da política externa na estruturação do comportamento legislativo em seis países da América Latina. O resultado revela elevada similaridade entre os níveis de unidade partidária nas arenas doméstica e externa, indicando que esta não gera incentivos específicos na influência do comportamento legislativo. Como na política doméstica, os elevados índices de unidade partidária encontrados nos temas internacionais sugerem que os partidos políticos e respectivas lideranças partidárias são atores relevantes na determinação do voto do legislador latino-americano em temas de política externa.

Palavras-chave : Partidos políticos; Unidade partidária; Política externa; Política doméstica; América Latina.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons