SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número87Migrações, cultura científica e empreendedorismo: lições do desenvolvimento industrial inglês do século XIXDimensões da nação: uma análise do discurso estatístico da diretoria geral de estatística (1872-1930) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

NAZARETH, Eduardo Fernandes. Ação e experiência nos esportes coletivos. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2015, vol.30, n.87, pp.59-78. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/308759-77/2015.

O objetivo deste trabalho é compreender a constituição da experiência em jogos esportivos coletivos, como futebol, basquetebol, voleibol, handebol, entre outros. Tal experiência é determinada pelo curso da ação coletiva requerida e permitida pela forma do desafio gerado. Características como a criação de metas a serem alcançadas contra outra equipe, sob a lógica de uma mesma ação coletiva submetida à lógica do jogo, conduzem e ordenam todo o curso da experiência dos jogadores, ocasionando uma vivência coletiva singular, comumente retratada por praticantes como excitante e arrebatadora. O que caracteriza essa experiência? Como esses jogos as propiciam? Qual sua estrutura fundamental? Essas são as questões fundamentais deste artigo.

Palavras-chave : Fenomenologia; Jogo; Esporte; Experiência; Prática.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )