SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número87Grupos sociais e preferência política: o voto evangélico no BrasilSociedade civil, democracia e violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

PENTEADO, Claudio Camargo  e  FORTUNATO, Ivan. Mídia e políticas públicas: possíveis campos exploratórios. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2015, vol.30, n.87, pp.129-141. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/3087129-141/2015.

A centralidade da mídia na sociedade brasileira confere aos meios de comunicação importante papel na dinâmica social contemporânea, cuja influência alcança diversos campos da atividade humana, inclusive o político. O debate sobre políticas públicas tem dominado grande parte da agenda das ciências sociais. Em geral, as abordagens preservam uma tendência institucionalista, focando suas análises sobre os processos decisórios e/ou avaliativos. No entanto, observamos uma lacuna nas pesquisas desenvolvidas, que é a de verificar a participação da mídia no ciclo das políticas públicas. Neste artigo buscamos inferir a relação entre a cobertura da mídia e o processo dessas políticas na sociedade brasileira contemporânea.

Palavras-chave : Políticas públicas; Mídia; Comunicação; Estado.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )