SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número87Mídia e políticas públicas: possíveis campos exploratórios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

BALLESTRIN, Luciana Maria de Aragão. Sociedade civil, democracia e violência. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2015, vol.30, n.87, pp.143-162. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/3087143-162/2015.

O presente artigo parte do pressuposto de que a heterogeneidade da sociedade civil não permite uma exclusão a priori da violência em suas manifestações. Contrapõe-se, portanto, às visões contemporâneas que postulam um caráter necessariamente democrático e pacífico das associações. O trabalho está dividido em três seções: a primeira busca reconstituir as visões e o ressurgimento da sociedade civil, destacando suas afinidades eletivas com a ideia de democracia; a segunda problematiza os critérios de pertencimento dos grupos da sociedade civil e sua relação com a violência; a última disponibiliza uma tipologia de dimensões civis, não civis e anticivis, permitindo a alocação de expressões não virtuosas das associações. Ainda que comprometido com uma maior operacionalidade conceitual, o enfrentamento do dark side da sociedade civil por este artigo também objetivou o fortalecimento normativo daquilo que é civil no seu binômio com as ideias de associação e de sociedade.

Palavras-chave : Sociedade civil; Associações; Violência; Democracia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )