Acessibilidade / Reportar erro

Desafios ontológicos e epistemológicos para os métodos mistos na ciência política* * Este texto é uma versão modificada da prova escrita do processo de seleção para docentes para o cargo de professor em metodologia de pesquisa na ciência política realizado em 2011 no departamento de ciência política da Universidade de São Paulo.

Mixed methods’ ontological and epistemological challenges in political science

Défis ontologiques et epistémologiques pour les méthodes mixtes en science politique

O objetivo deste texto é discutir desafios ontológicos e epistemológicos relativos à utilização dos métodos mistos na ciência política. Existem ainda importantes divergências filosóficas e empíricas com relação às metodologias utilizadas que merecem atenção. De um lado, os desafios filosóficos originam-se com a difusão da abordagem Pragmática e, de outro, as questões empíricas se originam com a pluralidade técnica própria dos métodos qualitativos. Defende-se que esta dupla dimensão distancia os métodos mistos de seus objetivos almejados.

Métodos Mistos; Desafios; Pragmatismo; Pluralidade


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br