SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número89Cabelos ambíguos beleza, poder de compra e “raça” no Brasil urbano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

PAES-MACHADO, Eduardo  e  VIODRES-INOUE, Silvia. O lado sombrio da estrada vitimização, gestão coercitiva e percepção de medo nos roubos a ônibus interurbanos. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2015, vol.30, n.89, pp.9-30. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/308909-30/2015.

Este trabalho discute a vitimização e a percepção do medo nos roubos a ônibus interurbanos no estado da Bahia, Brasil. Analisa entrevistas com rodoviários e passageiros, e matérias jornalísticas. Compara a vitimização nos roubos efetuados na estrada com a dos roubos em que os ônibus são desviados do seu percurso. Argumenta que o emprego da violência psicológica e física para manipular a percepção do medo é influenciado pelas características dos veículos, pela multiplicidade de vítimas e pela duração prolongada da interação. Relaciona as variações no tipo e nível de vitimização com o estilo de gestão dos assaltantes, os papéis diferenciados e as respostas dos tripulantes e passageiros nas fases da transação coercitiva. Conclui defendendo a urgência da regulação de tais crimes e da segurança do transporte de ônibus interurbanos.

Palavras-chave : Transporte de passageiros; Vitimização; Transação coercitiva; Percepção de medo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )