Acessibilidade / Reportar erro

Cabelos ambíguos beleza, poder de compra e “raça” no Brasil urbano* * Uma versão inicial deste artigo foi apresentada no painel Materiality and Poverty da 12th Easa Biennial Conference, em 2012, a cujos participantes agradeço por seus valiosos comentários. Agradeço ainda aos pareceristas anônimos da RBCS por suas generosas e enriquecedoras sugestões ao presente artigo.

Ambiguous hairs: beauty, purchasing power and “race” in urban Brazil

Cheveux ambigus: beauté, pouvoir d’achat et “race” dans le Brésil urbain

Os sujeitos da presente narrativa – mulheres que cercam o núcleo familiar de um artista de funk carioca – são apreendidos a partir de sua habilidade na manipulação de significados e representações sociais. Por meio de uma etnografia em torno do montar e do desmontar da beleza em um universo recortado por um movimento musical urbano e mais próximo às camadas populares cariocas, veremos a aparência emergir como um elemento potencialmente facilitador da circulação pela cidade. A partir do gosto partilhado por sujeitos possuidores de rendas sensivelmente diferenciadas vemos a composição de uma estética corporal com vias a potencializar a mobilidade pelo espaço urbano e a desestabilizar a associação histórica que vincula, no Brasil, pobreza e cor de pele.

Estética; Consumo; Gosto; Materialidade; Funk carioca


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br