SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número89Cabelos ambíguos beleza, poder de compra e “raça” no Brasil urbanoPatroas e adolescentes trabalhadoras domésticas relações de trabalho, gênero e classes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

BITTAR, Mariana. Trajetórias educacionais de jovens residentes em um distrito da periferia de São Paulo. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2015, vol.30, n.89, pp.47-61. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/308947-61/2015.

Este artigo tem por objetivos explorar de que forma os elos estabelecidos nas esferas de sociabilidade em que os jovens estão inseridos se articulam e afetam as suas trajetórias educacionais, provocando mudanças ou fortalecendo sua direção inicial, e em que medida situações de crise podem afetar sua relação com esses elos e, consequentemente, seus percursos. Diferenças em termos de atributos individuais e de dimensões socioeconômicas e culturais influenciam as trajetórias escolares. No entanto, identificamos jovens com atributos e condições socioeconômicas similares, mas trajetórias distintas. Nesses casos, as relações estabelecidas com os elos das esferas de sociabilidade e as formas como lidaram com as situações de crise parecem explicar as diferenças encontradas.

Palavras-chave : Jovens; Trajetória educacional; Vulnerabilidade juvenil; Esferas de sociabilidade.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )