SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número89Trajetórias educacionais de jovens residentes em um distrito da periferia de São PauloVoto estratégico e coordenação eleitoral testando a Lei de Duverger no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

ANGELIN, Paulo Eduardo  e  TRUZZI, Oswaldo Mário Serra. Patroas e adolescentes trabalhadoras domésticas relações de trabalho, gênero e classes sociais. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2015, vol.30, n.89, pp.63-76. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/308963-76/2015.

O trabalho doméstico é muito comum no Brasil e muitas adolescentes, experientes com a prática desse trabalho no âmbito de suas unidades familiares, se ocupam no setor. O artigo analisa os possíveis relacionamentos entre patroas e adolescentes trabalhadoras domésticas no município de São Carlos, interior paulista, considerando as relações de trabalho estabelecidas, as relações de gênero, bem como as classes sociais envolvidas. Desfecho de uma investigação de campo, os resultados permitem concluir que, de acordo com o contexto de classe social e vínculos de trabalho constituídos, os relacionamentos poderão ser mais afetivos, harmoniosos e menos hierarquizados ou, mais formais, com papéis e limites bem definidos, assegurados por uma relação hierárquica e de poder e com tendência de conflitos.

Palavras-chave : Trabalho doméstico; Patroas; Empregadas; Adolescentes; Classe social.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )