SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número89O nó da reforma tributária no Brasil (1995-2008)A intertextualidade e sua teia: da etnografia ao romance e do romance ao filme índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

ROSENFIELD, Cinara. Autoempreendedorismo:forma emergente de inserção social pelo trabalho. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2015, vol.30, n.89, pp.115-128. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/3089115-128/2015.

O fim da norma fordista de trabalho obriga à reflexão sobre as várias formas e diferenciações que assumem o trabalho e o emprego. Essas diferenciações se encontram na origem do “embaralhamento” das fronteiras salariais e da constituição de uma “zona cinzenta” relativa às novas relações de trabalho e emprego. Este estudo se debruça sobre as configurações do autoempreendedorismo como forma emergente de inserção pelo trabalho, haja vista que trabalho e emprego não mais coincidem necessariamente. A tensão renovada entre autonomia e subordinação, identificável nas variadas formas de trabalho, atualizam questionamentos acerca da desigualdade social decorrente da inserção social pelo trabalho. A tensão se estabelece entre a necessidade de trabalhar, as possibilidades concretas de inserção no mercado de trabalho e a disponibilização de recursos pessoais objetivos (competências, habilidades, contexto do mercado de trabalho, ofertas de trabalho, identificação de nichos e franjas de trabalho e prestação de serviços, possibilidades concretas de auferir renda) e subjetivos (desejos, perspectivas, projeções pessoais, perspicácia, avaliações). A associação da vivência da desigualdade com a mobilização de recursos cria estratégias de inserção inéditas pelo trabalho.

Palavras-chave : “Zona cinzenta” do trabalho e emprego; Formas emergentes de trabalho; Desigualdade social; Estratégias de inserção social pelo trabalho.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )