SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número89Autoempreendedorismo:forma emergente de inserção social pelo trabalhoCálculo econômico e mobilidades sociais cruzadas em terras gaúchas: estudo sobre mudança da morfologia do patronato rural* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

OLIVEIRA FILHO, José Hildo de. A intertextualidade e sua teia: da etnografia ao romance e do romance ao filme. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2015, vol.30, n.89, pp.129-146. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/3089129-146/2015.

Neste trabalho, analisamos a etnografia de Alba Zaluar A máquina e a revolta, contrapondo-a com os discursos ficcionais do romance Cidade de Deus, de Paulo Lins, e do filme homônimo, de Fernando Meirelles. Buscamos salientar os dilemas éticos da antropologia e das diversas formas de expressão estéticas, além dos problemas específicos levantados pelas diversas formas de representação dos moradores de Cidade de Deus presentes na investigação antropológica, no romance e no filme. Analisamos tanto os contextos históricos que condicionaram o desenvolvimento dessas obras como a sua singularidade. Ressaltamos ainda o fato de que esses discursos sobre Cidade de Deus confrontaram-se publicamente, revelando suas posições políticas e éticas sobre pobreza e violência.

Palavras-chave : Cidade de Deus; Antropologia urbana; Etnografia; Cinema; Intertextualidade.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )