SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número90MERCANTILIZAÇÃO NO FEMININO: A VISIBILIDADE DO TRABALHO DAS MULHERES NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

WEBB, Mark Owen. HIZMET, CONHECIMENTO RELIGIOSO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.90, pp.9-16. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/31909-16/2016.

O movimento Gülen Hizmet é um movimento internacional de voluntários, que organiza capital financeiro e esforço humano a serviço da comunidade mais ampla. No início, esse movimento foi constituído inteiramente por muçulmanos turcos e, ainda hoje, a maioria dos que nele participam são motivados pela fé religiosa. Um dos valores sustentados pelo movimento é o valor da educação, especialmente nas ciências. Mas as exigências do conhecimento na ciência e na religião são frequentemente conflitivas entre si. Este artigo descreve o problema que se coloca em particular para o movimento Hizmet em termos da epistemologia da prática doxística, e delineia várias maneiras pelas quais se pode lidar com seus potenciais conflitos. Ele conclui com uma sugestão de um método particular de resolução que respeita as exigências de conhecimento tanto da religião como da ciência, conquanto requeira algum sacrifício.

Palavras-chave : Movimento Hizmet; Religião e Ciência.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )