SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número90AUTONOMIA, PREFERÊNCIAS E ASSIMETRIA DE RECURSOSANTROPOLOGIA EM OUTRAS LINGUAGENS: CONSIDERAÇÕES PARA UMA ETNOGRAFIA HIPERTEXTUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

NASCIMENTO, Pedro. BEBER COMO HOMEM: DILEMAS E ARMADILHAS EM ETNOGRAFIAS SOBRE GÊNERO E MASCULINIDADES. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.90, pp.57-70. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/319057-70/2016.

Este artigo apresenta a trajetória de pesquisas etnográficas sobre gênero e masculinidades, destacando as vicissitudes desse objeto de pesquisa em seu cruzamento com a questão do consumo de bebidas alcoólicas. Destaca-se a contribuição da pesquisa etnográfica para o campo de estudos sobre o consumo de bebida alcoólica, evitando uma abordagem medicalizada e moralizante da questão e sua imediata relação com o alcoolismo. Para isso, são considerados os significados socialmente compartilhados sobre o ato social de beber; os elementos do trabalho e da conjugalidade, bem como a rede de relações mais ampla em que os sujeitos estão inseridos. Essa abordagem torna-se importante para compreender como esses sujeitos não podem ser vistos simplesmente como dependentes ou doentes e as formas como múltiplas identidades são negociadas.

Palavras-chave : Etnografia; Consumo de álcool; Gênero; Masculinidades; Homens.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )