SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número90BEBER COMO HOMEM: DILEMAS E ARMADILHAS EM ETNOGRAFIAS SOBRE GÊNERO E MASCULINIDADESETNOGRAFIA NO CIBERESPAÇO COMO “REPOVOAMENTO” E EXPLICAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da  e  ECKERT, Cornelia. ANTROPOLOGIA EM OUTRAS LINGUAGENS: CONSIDERAÇÕES PARA UMA ETNOGRAFIA HIPERTEXTUAL. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.90, pp.71-84. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/319071-84/2016.

Este artigo apresenta reflexões sobre a pesquisa antropológica com coleções etnográficas no formato de acervos digitais multimídia e produção de etnografia hipertextual para o estudo das dinâmicas da cultura no mundo urbano contemporâneo que o Banco de Imagens e Efeitos Visuais (Biev) do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vem realizando há dezoito anos. A partir de experiências com as políticas de acesso e de preservação de acervos digitais nas redes eletrônicas, abordam-se conceitos-chave – como imagem, imaginário, coleções e constelações –, centrais para o aproveitamento da cultura digital e de suas formas de distribuição do conhecimento como parte do processo de produção da representação etnográfica em sociedades complexas.

Palavras-chave : Etnografia hipertextual; Coleções etnográficas; Redes digitais e eletrônicas; Antropologia da imagem.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )