Acessibilidade / Reportar erro

ETNOGRAFIA NO CIBERESPAÇO COMO “REPOVOAMENTO” E EXPLICAÇÃO* * Uma versão preliminar foi publicada nos Anais da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia (2014): <http://www.29rba.abant.org.br/resources/anais/1/1401824396_ARQUIVO_Etnografianociberespacocomorepovoamentoeexplicacao2014.pdf>. Agradeço ao CNPq o apoio às pesquisas que originaram este artigo.

ETHNOGRAPHY IN THE CYBERSPACE AS “REPOPULATION” AND EXPLANATION

L’ETHNOGRAPHIE DANS LE CYBERESPACE EN TANT QUE “REPEUPLEMENT” ET EXPLICATION

O presente artigo procura discutir os fundamentos da etnografia no ciberespaço e as possibilidades teórico-metodológicas abertas pela Teoria Ator-Rede (TAR). A etnografia na perspectiva sociotécnica desenhada pela TAR deixa de ser um atividade eminentemente interpretativa para se tornar uma descrição das séries de conexões em que actantes (“humanos” e “não humanos”) se inscrevem no curso da sua ação. A problemática do “repovoamento” dos elementos visibilizados pela descrição (para além dos “humanos”), os dilemas da escrita sobre a ação e a agência, entendidas como o que ou quem “faz fazer”, além das exigências colocadas pela descrição de redes através dos traços deixados pelos actantes, exigem uma revisão do fazer etnográfico que colocaremos em debate. Assim, serão especialmente abordadas no artigo a noção de simetrização e de descrição com foco na ação, procurando sistematizar os fundamentos de uma etnografia da ação.

Ciberespaço; Cibercultura; Teoria Ator-Rede; Simetrização; Etnografia


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br