Acessibilidade / Reportar erro

Esperando a UPP: Circulação, violência e mercado político na Baixada Fluminense* * Versão preliminar deste artigo foi apresentada no 38º Encontro Anual da Anpocs, GT 34: Sobre periferias: novos conflitos no espaço público, coordenado por Cibele Saliba Rizek e Patrícia Birman, a quem agradeço e também à Adriana Vianna pelos excelentes comentários que levaram à revisão de certos argumentos aqui desenvolvidos. Também agradeço aos pareceristas anônimos da RBCS pelas sugestões.

Expecting UPP: Circulation, violence and poilitical market in Baixada Fluminense

En attendant l’UPP : Circulation, violence et marché politique dans la Baixada Fluminense

O objetivo deste artigo é discutir os sentidos das políticas de pacificação a partir dos impactos na Baixada Fluminense no plano das sociabilidades e representações na trajetória de moradores que pertencem a uma igreja evangélica tradicional e uma associação de moradores. Argumento, a partir da pesquisa de campo, que podemos compreender a reconfiguração das práticas do Estado em suas margens e a legibilidade das políticas de controle direcionadas às populações pobres e vulneráveis, não apenas a partir das favelas cariocas e suas representações. Tomar a Baixada Fluminense em sua constituição específica, de entrelaçamento entre mercado político e violência de um lado, e em seu aspecto relacional com o Rio de Janeiro, de outro, nos leva a compreender melhor esses diferentes regimes territoriais ocasionados pelas políticas de pacificação.

Pacificação; UPP; Baixada Fluminense; Periferias; Violência


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br