SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número91Mobilização política e integração de migrantes no Brasil: Os casos Zulmira Cardoso e Brayan Capcha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

MIAGUSKO, Edson. Esperando a UPP: Circulação, violência e mercado político na Baixada Fluminense. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.91, e319101.  Epub 10-Jun-2016. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/319101/2016.

O objetivo deste artigo é discutir os sentidos das políticas de pacificação a partir dos impactos na Baixada Fluminense no plano das sociabilidades e representações na trajetória de moradores que pertencem a uma igreja evangélica tradicional e uma associação de moradores. Argumento, a partir da pesquisa de campo, que podemos compreender a reconfiguração das práticas do Estado em suas margens e a legibilidade das políticas de controle direcionadas às populações pobres e vulneráveis, não apenas a partir das favelas cariocas e suas representações. Tomar a Baixada Fluminense em sua constituição específica, de entrelaçamento entre mercado político e violência de um lado, e em seu aspecto relacional com o Rio de Janeiro, de outro, nos leva a compreender melhor esses diferentes regimes territoriais ocasionados pelas políticas de pacificação.

Palavras-chave : Pacificação; UPP; Baixada Fluminense; Periferias; Violência.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )