SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número91TRÊS VIVAS AO PROLETARIADO! PARA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DA OBRA GORZIANA DA DÉCADA DE 1960DA BRANQUIDADE DO ESTADO NA OCUPAÇÃO DA CIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

OLIVEIRA, Amurabi  e  SILVA, Camila Ferreira da. A SOCIOLOGIA E OS SOCIÓLOGOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.91, e319108.  Epub 04-Jul-2016. ISSN 0102-6909.  http://dx.doi.org/10.17666/319108/2016.

A Sociologia da Educação (SE), no Brasil, vem sendo interrogada desde o final da década de 1980 pelos próprios pesquisadores que a desenvolvem. Este movimento de autorreflexão ganha uma nova frente analítica no presente artigoartigo: exame mais detalhado acerca do lugar que a educação ocupa no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação em Sociologia. Combinando abordagens quantitativa e qualitativa, as páginas eletrônicas da CAPES, dos programas de pós-graduação em questão e dos currículos lattes dos pesquisadores foram tomadas como fontes de informações e os dados que aqui analisamos daí decorrem. A frente de análise privilegiada neste estudo possibilitou, um olhar para os agentes que atuam no campo relativo à SE e, a partir de suas trajetórias formativas, áreas de atuação, projetos de pesquisa desenvolvidos, publicações e orientações, o próprio campo ganhou significações importantes nos termos da composição desse espaço de produção acadêmica. Os dados apontam para a educação como um tema relevante na agenda de pesquisa da sociologia brasileira, o que é realizado a partir da posição que os diversos agentes sociais analisados, pesquisadores e instituições, ocupam no campo.

Palavras-chave : Sociologia da Educação; Pesquisadores; Programas de Pós-Graduação em Sociologia; Campo Acadêmico; Sociologia Brasileira.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )