SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número92AS FACES DA SELFIE: Revelações da fotografia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

VIOLA, Eduardo  e  BASSO, Larissa. O SISTEMA INTERNACIONAL NO ANTROPOCENO. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.92, e319201.  Epub 29-Ago-2016. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/319201/2016.

No final do século XX e início do século XXI, uma nova época geológica teve início, o Antropoceno. Ele é caracterizado pela perda da estabilidade ambiental em razão da interferência humana, do impacto cumulativo do desenvolvimento econômico sobre o meio ambiente. A mudança é sem precedentes na experiência humana; mitigá-la significa assegurar uma existência mais segura para a humanidade. Essa mitigação, porém, requer concertação internacional muito mais densa do que a que tem sido observada no regime internacional sobre mudança do clima. A construção de alianças de descarbonização entre países-chave para a resolução do problema é crucial. Ela será possível mediante a revisão dos conceitos de ameaça, segurança e interesse nacional, e uma nova interpretação da soberania, em que interesses comuns da humanidade sejam incorporados ao fundamento vestfaliano. É uma mudança complexa, mas que atualizará fundamentos importantes para uma geopolítica capaz de lidar com questões do século XXI.

Palavras-chave : Antropoceno; Mudança climática; Descarbonização; Governança global; Soberania.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )