SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número92O SISTEMA INTERNACIONAL NO ANTROPOCENOUMA NOVA ABORDAGEM EMPÍRICA PARA A HIERARQUIA DE STATUS NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

SANTOS, Francisco Coelho dos. AS FACES DA SELFIE: Revelações da fotografia social. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.92, e319202.  Epub 29-Ago-2016. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/319202/2016.

Selfies são autorretratos digitais produzidos com o auxílio de smartphones para publicação em redes sociais. Tais instantâneos não são um produto privado para uso privado, mas constituem uma nova forma de expressão de si e de apresentação de si para aqueles que fazem parte dessas redes. Eles se mostram, além disso, como um novo e eficaz modo de comunicação e de interação de indivíduos uns com os outros através de imagens de si próprios, que é possibilitado pelas capacidades tecnológicas dos dispositivos móveis. Por todas essas características, selfies devem ser consideradas como fotografias sociais. A abundante produção e a enorme disseminação da foto social se revelam, por outro lado, como práticas capazes de evidenciar os contornos de um regime de subjetivação típico dos frequentadores usuais das redes sociais nos tempos que correm.

Palavras-chave : Selfie; Dispositivos móveis; Redes sociais; Apresentação de si; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )