SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número92AS FACES DA SELFIE: Revelações da fotografia socialAÇÃO SOCIAL DE PENTECOSTAIS E DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA NO BRASIL. O discurso de seus líderes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

SALATA, André Ricardo. UMA NOVA ABORDAGEM EMPÍRICA PARA A HIERARQUIA DE STATUS NO BRASIL. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.92, e319203.  Epub 12-Set-2016. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/319203/2016.

Uma das características mais importantes das análises de Max Weber a respeito das desigualdades é a conhecida separação entre classe econômica e status social como duas dimensões distintas da estratificação. O presente trabalho tem como objetivo, então, verificar se no Brasil atualmente poderíamos identificar uma hierarquia de status bem definida, e quais seriam suas características. Para tanto, serão utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2013), através dos quais – utilizando a técnica de multidimensional scaling –, trabalharemos as informações cruzadas referentes às categorias ocupacionais de chefes de domicílio e seus cônjuges. Como resultado da análise, teremos uma escala de proximidades e distâncias sociais, que será apresentada, analisada e, também, discutida a sua validade enquanto indicadora de status.

Palavras-chave : Status; Escala; Estratificação; Desigualdades; Distâncias sociais.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )