SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número92PARA ALÉM DA RENDA. Uma análise da pobreza multidimensional no BrasilPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA, IDADE E CONDIÇÃO DE SAÚDE NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

BARCELOS, Régis Leonardo Gusmão  e  MOCELIN, Daniel Gustavo. CIÊNCIA E MERCADO. Impasses na institucionalização de práticas empreendedoras em uma universidade pública brasileira. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.92, e319206.  Epub 31-Out-2016. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/319206/2016.

As políticas de ciência e tecnologia passaram a adotar a inovação como prioridade, formulando leis e programas mais favoráveis às ligações entre universidade e empresa. O estudo analisa o processo de institucionalização da apropriação comercial da ciência por meio das práticas científicas difundidas no contexto acadêmico brasileiro. Argumenta-se que apesar dos incentivos criados a partir das políticas científicas, os novos valores e as práticas orientadas para o mercado ainda não têm sido incorporadas sem resistência no campo científico. A pesquisa evidenciou que as políticas de inovação tiveram implicação direta no comportamento adotado pela universidade no que diz respeito aos mecanismos de interface com empresas e que a eficácia dessas políticas depende das orientações científicas dos atores sociais envolvidos nesse processo.

Palavras-chave : Ciência e inovação; Práticas científicas; Orientações científicas; Relação universidade-empresa.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )