Acessibilidade / Reportar erro

CIÊNCIA E MERCADO. Impasses na institucionalização de práticas empreendedoras em uma universidade pública brasileira

SCIENCE AND MARKET: HINDRANCES TO THE INSTITUTIONALIZATION OF ENTREPRENEURIAL PRACTICES IN A BRAZILIAN PUBLIC UNIVERSITY

SCIENCE ET MARCHÉ : L’IMPASSE DU PROCESSUS D’INSTITUTIONNALISATION DES PRATIQUES ENTREPRENEURIALES DANS UNE UNIVERSITÉ PUBLIQUE BRÉSILIENNE

As políticas de ciência e tecnologia passaram a adotar a inovação como prioridade, formulando leis e programas mais favoráveis às ligações entre universidade e empresa. O estudo analisa o processo de institucionalização da apropriação comercial da ciência por meio das práticas científicas difundidas no contexto acadêmico brasileiro. Argumenta-se que apesar dos incentivos criados a partir das políticas científicas, os novos valores e as práticas orientadas para o mercado ainda não têm sido incorporadas sem resistência no campo científico. A pesquisa evidenciou que as políticas de inovação tiveram implicação direta no comportamento adotado pela universidade no que diz respeito aos mecanismos de interface com empresas e que a eficácia dessas políticas depende das orientações científicas dos atores sociais envolvidos nesse processo.

Ciência e inovação; Práticas científicas; Orientações científicas; Relação universidade-empresa


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br