SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número92POSIÇÃO SOCIOECONÔMICA, IDADE E CONDIÇÃO DE SAÚDE NO BRASILSOCIALISMO, MODERNIDADE E IDENTIDADE REGIONAL EM MARIÁTEGUI, SENGHOR E NKRUMAH índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

GODOI, Rafael. PENAR EM SÃO PAULO: Sofrimento e mobilização na prisão contemporânea. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2016, vol.31, n.92, e319212.  Epub 31-Out-2016. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/319212/2016.

Neste artigo, com base em uma pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, exponho algumas das condições sociais que intensificam o sofrimento penitenciário no estado de São Paulo e apresento aspectos estruturantes do regime de processamento que organiza o andamento das penas nas penitenciárias paulistas. Sustento que a opacidade do sistema de justiça, a ilegibilidade dos encaminhamentos processuais e, principalmente, a indeterminação na qualidade e na duração das penas são elementos que concorrem para gerar uma experiência do tempo e da punição particular no interior das prisões de São Paulo, indexada, ademais, a toda uma dinâmica social que ultrapassa suas muralhas. Tais considerações visam a desdobrar a crítica da prisão contemporânea como mero dispositivo de contenção.

Palavras-chave : Prisão; São Paulo; Sofrimento; Processamento; Mobilização.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )