Acessibilidade / Reportar erro

SOCIALISMO, MODERNIDADE E IDENTIDADE REGIONAL EM MARIÁTEGUI, SENGHOR E NKRUMAH* * Durante a elaboração do artigo, o autor era bolsista de Doutorado Nota 10 da Faperj, a qual agradeço pelo apoio recebido. Agradeço também à leitura e aos comentários de José Maurício Domingues, Breno Bringel e Fabrício Pereira da Silva, assumindo toda a responsabilidade pelo conteúdo apresentado.

SOCIALISM, MODERNITY AND REGIONAL IDENTITY IN MARIÁTEGUI, SENGHOR AND NKRUMAH

SOCIALISME, MODERNITÉ ET IDENTITÉ RÉGIONALE EN MARIÁTEGUI, SENGHOR ET NKRUMAH

Este artigo pretende oferecer uma contribuição ao estudo comparativo do pensamento social e político elaborado desde a periferia global. Ao traçar paralelos e apresentar pontos de desacordo, o objetivo é analisar os pensamentos de José Carlos Mariátegui, Léopold Sédar Senghor e Kwame Nkrumah, com o argumento de que suas trajetórias enquanto intelectuais engajados politicamente na periferia global levaram-nos a enfrentar desafios teóricos bastante próximos. Três questões são apresentadas como chaves para a realização desta empreitada, devido à posição central que ocupam nas obras dos autores: um projeto de emancipação fundado no socialismo, uma ideia de modernidade que se articula com elementos societários pré-coloniais da América Latina e da África e a necessidade de uma identidade regional que oferecesse um senso de comunidade alternativo aos impostos pelo colonialismo. Esses elementos serão discutidos ao longo das três seções que estruturam o texto.

Socialismo; Modernidade; Identidade; Pensamento social e político; Periferia global


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br