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ASSIMETRIAS DA ANTROPOLOGIA SIMÉTRICA DE BRUNO LATOUR* * Este artigo tem por base um paper com o mesmo título apresentado no 39º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais – ANPOCS, em 28 de outubro de 2015, no GT40 – Teoria social no limite: novas frentes/fronteiras na teoria social contemporânea. Agradeço a Carlos Eduardo Sell e Emil A. Sobottka, bem como aos demais participantes pelas críticas e comentários. Agradeço ainda aos pareceristas anônimos da RBCS pelas valorosas críticas e indicações bibliográficas, bem como a Leandro Mahalem de Lima pelas discussões sobre a teoria do ator-rede.

ASYMMETRIES OF BRUNO LATOUR’S SYMMETRIC ANTHROPOLOGY

ASYMÉTRIES DE L’ANTHROPOLOGIE SYMÉTRIQUE DE BRUNO DE LATOUR

Bruno Latour oferece uma das mais interessantes críticas à modernidade ocidental. Seu postulado básico é considerar equanimemente humanos e não humanos, tratando de maneira rigorosamente simétrica o social, a natureza e o discurso. O artigo avalia em que medida a simetria é preservada à luz de quatro pontos críticos: a rede de atores é na verdade uma ferramenta discursiva, na qual o peso de humanos e não humanos é atribuído pelo observador em sua narrativa; ao lidar com a relação entre signos e coisas, o conceito de black-boxing acaba por impor um viés tecnicista na compreensão do discurso; o pluralismo ontológico dos modos de existência não supera, em última instância, a pressuposição de uma teoria da diferenciação social latente, nos moldes clássicos da sociologia; e, por fim, enquanto a técnica, a ciência e o direito são desmistificados pela antropologia dos modernos, a política preserva um status idealizado, distante das práticas políticas reais e rotineiras.

Bruno Latour; Teoria do ator-rede; Antropologia simétrica Teoria do discurso


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