SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número93REVOLUÇÃO, VOLTAS E REVESES: TEMPORALIDADE E PODER EM CUBAAS TRÍADES E AS SOCIEDADES SECRETAS NA CHINA: ENTRE O MITO E A DESMISTIFICAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

CESARINO, Pedro. CONFLITOS DE PRESSUPOSTOS NA ANTROPOLOGIA DA ARTE: Relações entre pessoas, coisas e imagens. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.93, e329306.  Epub 09-Fev-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329306/2017.

O artigo propõe uma revisão crítica de estudos antropológicos da arte e de estudos selecionados de arte relacionados à antropologia. Recuperando aspectos fundamentais dos modos de compreensão e categorização de formas expressivas não ocidentais, busca-se apontar para a persistência de determinados pressupostos ontológicos (tais como a centralidade do objeto e do indivíduo criador) e seus entraves para o entendimento de complexidades etnográficas não modernas. Pretende-se, por fim, oferecer alternativas para uma reflexão sobre formas expressivas diversas que escape dos entraves gerados pela categoria “arte”, valendo-se de perspectivas recentes sobre o problema da comparação e da tradução na antropologia.

Palavras-chave : Arte; Antropologia; Objeto; Imagem; Comparação.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )