Acessibilidade / Reportar erro

COLEÇÕES E AGÊNCIAS PATRIMONIAIS: DA FORMALIDADE À INFORMALIDADE DAS EXPERIÊNCIAS DE COLECIONISMO CONTEMPORÂNEAS * * Este artigo é uma versão revisada de texto apresentado na Reunião Brasileira de Antropologia, em 2016. Agradeço a Manuel F. Lima Filho e Edmundo M. Mendes Pereira, coordenadores do GT “Coleções, colecionadores e práticas de representação”, e aos pareceristas anônimos da RBCS , pelos comentários e sugestões que serviram para aprimorá-lo. Agradeço ao CNPq o financiamento da pesquisa, cujos dados parciais são aqui analisados.

COLLECTIONS AND PATRIMONIAL AGENCIES: FROM FORMALITY TO THE INFORMALITY OF CONTEMPORARY COLLECTIONISM EXPERIENCES

COLLECTIONS ET AGENCES PATRIMONIALES: DE LA FORMALITÉ À L’INFORMALITÉ DES EXPÉRIENCES CONTEMPORAINES DE COLLECTIONNISME

O artigo discute as demandas emergentes das políticas de diversidade cultural e seus desdobramentos nos processos de patrimonialização cultural, buscando evidenciar a correspondência estabelecida entre esses processos e as práticas informais de patrimonialização de colecionadores não institucionalizados. Nesse contexto, descrevem-se três quadros de experiência colecionistas, de forma a evidenciar que o colecionismo contemporâneo configura projetos de patrimonialização articulados em torno da biografia dos indivíduos, de performances relacionais e compromissos identitários, como mapas de orientação social.

Diversidade cultural; Colecionismo; Arquivos privados; Agenciamentos patrimoniais


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br