SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número95SISTEMA DELIBERATIVO, FORMAS DE CONEXÃO E INCLUSÃO POLÍTICA. Alcance teórico e prático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

GRIMBERG, Mabel. RESISTÊNCIA, MOBILIZAÇÃO E MILITÂNCIA: TENSÕES E RECONFIGURAÇÕES DA VIDA COTIDIANA. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.95, e329501.  Epub 26-Jun-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329501/2017.

Nos últimos nove meses a implementação simultânea de política neoliberais do governo de “Cambiemos” em áreas chaves da vida social resultou em uma drástica transferência de rendimentos aos setores concentrados constituindo-se em uma vertiginosa experiência de precarização da vida e perda de direitos para os setores populares, e ao mesmo tempo, em formidáveis demonstrações de resistência e mobilização social. Com base em um estudo etnográfico em co-labor, essa apresentação explora os desenvolvimentos e realinhamentos de agrupamentos políticos e movimentos populares, as estratégias, recursos e modos de ação coletiva e as reconfigurações da vida cotidiana nesse contexto, incluindo nossa inserção como antropólogos nesses processos.

Palavras-chave : Resistência; Mobilização social; Militância; Vida cotidiana; Ação coletiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )