SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número95RESISTÊNCIA, MOBILIZAÇÃO E MILITÂNCIA: TENSÕES E RECONFIGURAÇÕES DA VIDA COTIDIANAA CAPTURA COMO EXPERIÊNCIA: Investigações pragmáticas e teorias do poder índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

FARIA, Claudia Feres. SISTEMA DELIBERATIVO, FORMAS DE CONEXÃO E INCLUSÃO POLÍTICA. Alcance teórico e prático. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.95, 329502.  Epub 07-Ago-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329502/2017.

Este artigo tem como objetivo avaliar a ideia de “sistema deliberativo”, considerada aqui como parte do esforço da teoria deliberativa em lidar com um conjunto de problemas relativos à coordenação de múltiplas formas de comunicação, à escala e à inclusão política. Além de contextualizar o surgimento da proposta sistêmica no interior da teoria deliberativa (1) e apresentar suas diferentes versões (2), este artigo identifica alguns limites da ideia chamando atenção particularmente para o problema das conexões entre suas partes (3). Feito isso, o artigo oferece três possibilidades de conexão: comunidades e coalizões políticas, representação de atores e temas e desenho institucional (4) buscando analisá-los do ponto de vista tanto das potencialidades quanto dos limites apresentados.

Palavras-chave : Sistema deliberativo; Padrões comunicativos; Escala; Comunidades e coalizões de atores; Representação e desenho institucional.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )