Acessibilidade / Reportar erro

A CAPTURA COMO EXPERIÊNCIA: Investigações pragmáticas e teorias do poder* * Esse texto beneficiou-se das leituras atentas e instigantes de Daniel Cefaï, Josquin Debaz, Élise Demeulenaere, Cathy Dubois, Jean-Michel Fourniau, Bernard Kaloara, Jerôme Lamy, Arnaud Saint-Martin e Adhémar Saunier. Agradeço-lhes calorosamente, assumindo, como se deve, todos os pontos passíveis de críticas que permanecem no texto.

THE CAPTURE AS EXPERIENCE: PRAGMATIC INQUIRY AND POWER THEORIES

L’EMPRISE COMME EXPÉRIENCE. ENQUÊTES PRAGMATIQUES ET THÉORIES DU POUVOIR

Por muito tempo, a sociologia pragmática considerou que não tinha nada a dizer sobre os jogos de poder. Uma de suas regras de método exigia aproximar-se dos próprios atores quando eles se punham a desvelar, ao longo de polêmicas e processos, formas de poder ou de dominação. Apoiando-se em muitos dossiês, o artigo mostra como redirecionar a pesquisa pragmática para apreender de outro modo a crítica das relações de poder, cujo grau de visibilidade pública depende da trajetória seguida pelos atores tomados pela lógica da crise ou do conflito. Os elementos de uma captura bem-sucedida e aqueles em que se apoia todo o trabalho de escape da captura são, pouco a pouco, expostos: imperativo de justificação, conservação de uma necessidade de reconhecimento do caso, controle dos instrumentos de avaliação, produção de uma troca desigual invisível.

Pragmatismo; Poder; Captura; Crítica; Rede; Desvelamento


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br