SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número95SISTEMA DELIBERATIVO, FORMAS DE CONEXÃO E INCLUSÃO POLÍTICA. Alcance teórico e práticoRACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

CHATEAURAYNAUD, Francis. A CAPTURA COMO EXPERIÊNCIA: Investigações pragmáticas e teorias do poder. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.95, 329504.  Epub 07-Ago-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329504/2017.

Por muito tempo, a sociologia pragmática considerou que não tinha nada a dizer sobre os jogos de poder. Uma de suas regras de método exigia aproximar-se dos próprios atores quando eles se punham a desvelar, ao longo de polêmicas e processos, formas de poder ou de dominação. Apoiando-se em muitos dossiês, o artigo mostra como redirecionar a pesquisa pragmática para apreender de outro modo a crítica das relações de poder, cujo grau de visibilidade pública depende da trajetória seguida pelos atores tomados pela lógica da crise ou do conflito. Os elementos de uma captura bem-sucedida e aqueles em que se apoia todo o trabalho de escape da captura são, pouco a pouco, expostos: imperativo de justificação, conservação de uma necessidade de reconhecimento do caso, controle dos instrumentos de avaliação, produção de uma troca desigual invisível.

Palavras-chave : Pragmatismo; Poder; Captura; Crítica; Rede; Desvelamento.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )