SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número95RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES : Uma abordagem realista-críticaO CASO LETELIER QUARENTA ANOS DEPOIS, 1976-2016. Ensaio de interpretação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

ZANETIC, André. AÇÃO INSTITUCIONAL, CONFIANÇA NA POLÍCIA E LEGITIMIDADE EM SÃO PAULO. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.95, 329508.  Epub 07-Ago-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329508/2017.

O artigo apresenta uma investigação sobre os determinantes da confiança nas polícias e da legitimidade nas leis, baseada em um survey realizado em 2013 na cidade de São Paulo. A análise testa hipóteses presentes no cenário internacional, que sugerem que a percepção de determinadas condutas institucionais realizadas pelos agentes públicos, chamadas de justeza procedimental (procedural justice) tem mais impacto no processo de legitimação das polícias que os fatores relacionados com a eficácia policial. Os resultados corroboram parcialmente essa perspectiva destacando uma associação significativa entre confiança institucional e as variáveis relativas às dimensões da justeza procedimental e da eficácia policial. Ressaltam também a associação da legitimidade das leis com a dimensão da justeza procedimental, em menor grau que o observado em relação à confiança.

Palavras-chave : Confiança; Legitimidade; Ação institucional; Polícia; Justeza Procedimental.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )