SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número95O CASO LETELIER QUARENTA ANOS DEPOIS, 1976-2016. Ensaio de interpretaçãoO HISTORICISMO DE WEBER COMO UM CAMINHO PARA A FENOMENOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

MARQUES, Eduardo Cesar Leão. EM BUSCA DE UM OBJETO ESQUECIDO: A política e as políticas do urbano no Brasil. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.95, e329509.  Epub 12-Set-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329509/2017.

Este artigo discute um tema de grande importância, mas que curiosamente foi muito pouco estudado no Brasil – a política (politics) das cidades, em especial das grandes cidades. É surpreendente que o Brasil tivesse 84% de sua população vivendo oficialmente em áreas urbanas em 2010, mas não tenha desenvolvido um debate denso dedicado à política de suas cidades. O tema foi analisado apenas indiretamente pelos estudos urbanos, como uma dimensão derivada de processos societais, e pela ciência política, como um assunto menor, derivado de dinâmicas políticas situadas em outras escalas. Esse artigo pretende trazer o tema para o centro da análise, refletindo sobre as especificidades da política do urbano, discutindo criticamente as várias tradições presentes nos debates nacionais e internacionais e sugerindo caminhos para a construção de tal enfoque para as cidades brasileiras.

Palavras-chave : Política urbana; Políticas públicas urbanas; Cidades; Estudos urbanos; Ciência política.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )