SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número95COMPREENDER A BOLHA IMOBILIÁRIA NA ESPANHA: UMA VISÃO MIDIATIZADA DA PUBLICIDADECOMUNIDADE E DEMOCRACIA NA SOCIOLOGIA DE T. LYNN SMITH E JOSÉ ARTHUR RIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

ANJOS, Flávio Sacco dos  e  CALDAS, Nádia Velleda. UMA RESPOSTA SÓLIDA A UM REGIME AGROALIMENTAR EM CRISE: O fenômeno GAS na Itália. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.95, e329513.  Epub 19-Out-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/329513/2017.

Este artigo se insere no debate mundial sobre a dinâmica das redes agroalimentares alternativas. O objetivo central do trabalho consiste em analisar a constituição e funcionamento dos Gruppi di Acquisto Solidale, considerada atualmente como a mais importante experiência de consumo político da Itália. O estudo se baseia em entrevistas em profundidade realizadas com diversos atores ligados a essa iniciativa (produtores, consumidores, técnicos etc.), cujo foco é mostrar que não se trata apenas de uma modalidade singular de compra e venda de produtos agroalimentares, mas de um movimento mais amplo que desafia o mainstream da produção, distribuição e consumo agroalimentar vigente em todo o planeta. A contribuição do trabalho está em suscitar a reflexão em torno da importância desses processos enquanto objeto de observação sociológica, em meio aos efeitos decorrentes dos escândalos agroalimentares da atualidade.

Palavras-chave : Redes agroalimentares alternativas; Economia solidária; Consumo político; Consumo crítico; Itália.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )