SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número96NOVOS SABERES, NOVAS HIERARQUIAS: DISPUTAS CONTEMPORÂNEAS EM TORNO DA PROFISSÃO ACADÊMICAO ESTADO E A ESQUERDA POLÍTICA NO URUGUAI: A RECUPERAÇÃO DA “MATRIZ INSTITUCIONAL” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão On-line ISSN 1806-9053

Resumo

CASSIMIRO, Paulo Henrique Paschoeto. ALEXIS DE TOCQUEVILLE E O LIBERALISMO FRANCÊS: CONTINUIDADES E RUPTURAS SOBRE O CONCEITO DE DEMOCRACIA. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2018, vol.33, n.96, e339605.  Epub 07-Dez-2017. ISSN 1806-9053.  http://dx.doi.org/10.17666/339605/2018.

O objetivo do presente artigo é acompanhar o desenvolvimento do conceito de democracia no pensamento de Tocqueville em relação ao contexto do pensamento político francês do período da Restauração (1814-1848). Buscaremos esclarecer, ao traçar relações de continuidades e rupturas entre a obra de Tocqueville e o debate político da França na primeira metade do século XIX, como a obra do autor de A democracia na América promove uma inovação conceitual no interior do debate político da Restauração em torno da divergência essencial entre liberalismo e democracia. Assim, integração à linguagem política do liberalismo do período e inovação conceitual se reúnem para explicar a distinção fundamental traçada por Tocqueville entre a democracia como forma de governo e seu conceito do estado social democrático.

Palavras-chave : Liberalismo; Democracia; República; Revolução; Restauração.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )