Acessibilidade / Reportar erro

MARX, FREUD, E OS DEUSES QUE OS NEGROS FAZEM: A TEORIA SOCIAL EUROPEIA E O FETICHE DA VIDA REAL* * Conferência proferida no dia 24 de outubro de 2017, durante o 41° Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em Caxambu, MG, Brasil. Tradução de Moisés Lino Silva (UFBA).

MARX, FREUD AND THE GODS BLACK PEOPLE MAKE: EUROPEAN SOCIAL THEORY AND THE REAL LIFE FETISH

MARX, FREUD ET LES DIEUX FAITS PAR LES NOIRS : LA THÉORIE SOCIALE EUROPÉENNE ET LE FÉTICHE DE LA VIE RÉELLE

Desde o encontro entre os comerciantes africanos e europeus na Costa da Guiné no início da modernidade, o termo “fetiche” faz analogia entre supostos distúrbios do pensamento europeu e deuses africanos. Estes deuses, porém, têm uma lógica própria que dispõe de tanta razão – dada a posição de seus seguidores na economia do Atlântico – quanto as teorias de Marx e Freud, diferentes em certos aspectos mas igualmente influenciados pelo posicionamento dos seus expoentes. Esta palestra oferece uma nova perspectiva das raízes sociais destas compreensões africanas e europeias – que são simultâneas – sobre o conceito de ação coletiva, elucidando a relação da teoria social europeia com o racismo sofrido tanto por africanos quanto por judeus assimilados.

Candomblé; Iorubá; Marx/marxismo; Freud/psicanálise; Fetiche


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br