Acessibilidade / Reportar erro

CIÊNCIAS HUMANAS E NEUROCIÊNCIAS: UM CONFRONTO CRÍTICO A PARTIR DE UM CONTEXTO EDUCACIONAL* * Apresentado na mesa-redonda “Natureza e Cultura: expectativas futuras e antigas amarras”, 30ª Reunião Brasileira de Antropologia, João Pessoa (PB), em 5 de agosto de 2016. Agradeço os comentários dos pareceristas anônimos da RBCS para esta versão.

HUMAN SCIENCES AND NEUROSCIENCES: A CRITICAL CONFRONTATION AS SEEN FROM A BRAZILIAN EDUCATIONAL CONTEXT

SCIENCES HUMAINES ET NEUROSCIENCES: UNE CONFRONTATION CRITIQUE À PARTIR D’UN CONTEXTE ÉDUCATIF

A antropologia contemporânea tem se aberto com grande entusiasmo para uma revisão das bases tradicionais da oposição entre “natureza” e “cultura”, seguindo tendências antirrepresentacionalistas e hiperempiristas que se fundam em um conjunto complexo de argumentos filosóficos e éticos. Ao mesmo tempo, novas configurações das ciências naturais retomam os postulados mecanicistas originais dessa área. O vasto campo contemporâneo das neurociências tem sido pródigo em propostas materialistas deterministas, ao explorar a conexão cerebral da experiência humana com potentes recursos e ambições de grande envergadura. A coetaneidade desses movimentos sugere que se resuma em que se aproximam e se distinguem esses “naturalismos” biomédicos e antropológicos. Mas se trata aqui sobretudo de resumir os principais fios do diálogo tenso que se vai desenhando entre as posições características dos dois grandes campos, com importantes desafios para o empreendimento antropológico; tal como expresso nas exposições do recente Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Neurociência; Museu; Ciência; Determinismo; Naturalismo


Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 116, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 3091-4664, Fax: +55 11 3091-5043 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anpocs@anpocs.org.br